A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 será liberada nesta terça-feira, 1º. A modalidade agiliza a entrega do documento e dá prioridade na fila de restituição.
Todas as pessoas com conta GOV.BR de nível prata ou ouro poderão encontrar sua declaração pré-preenchida no site ou aplicativo da plataforma. Nela constam os seguintes dados:
- Dados da ficha de identificação, como CPF e nome completo, além de dependentes;
- Rendimentos e pagamentos informados por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF);
- Informações sobre atividades imobiliárias;
- Declaração de serviços médicos e de saúde, como consultas médicas e aqueles de planos de saúde;
- Carnê-Leão Web, utilizado para registrar ganhos entre pessoas físicas, como aluguéis;
- Dados de rendimentos isentos decorrentes de moléstia grave;
- Códigos de juros e restituições recebidas em 2024.
Segundo a Receita Federal, o uso da declaração pré-preenchida do IR vem crescendo muito nos últimos anos, passando de 7% das entregas em 2022 para 41% em 2024.
A declaração pré-preenchida muda o foco da coleta e preenchimento das informações pelas pessoas, que passam a fazer uma revisão dos dados que a Receita Federal já tem, o que evita erros e agiliza a entrega do IR.
No entanto, o declarante ainda precisa complementar o que não estiver preenchido, atualizar informações e ter em sua posse os documentos para comprovar o que constar na entrega.
A declaração pré-preenchida também ajuda o declarante a avançar na fila da restituição. Os principais critérios continuam sendo os casos previstos em lei e a data de entrega da declaração, mas a opção pelo preenchimento via GOV.BR e a opção por receber os valores via pix são critérios secundários que podem ajudar quem precisa.
Para usar a declaração pré-preenchida, é preciso ter uma conta Prata ou Ouro no GOV.BR. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 14 bancos credenciados pelo GOV.BR.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas sobre a sua conta GOV.BR, acesse www.gov.br/conta.
Para quem não faz a própria declaração, ainda existe a alternativa de usar o site ou app Meu Imposto de Renda, da Receita Federal.
Nele, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CFP ou CNPJ , evitando assim o compartilhamento da senha GOV.BR.Imposto de Renda: declaração pré-preenchida completa estará disponível nesta terça